26/06/2025 às 20h40 - Atualizado em 30/06/2025 às 19h22

Centro de Convivência do Gama Oeste é reformado

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) do Gama Oeste passou por melhorias significativas em sua estrutura. O espaço recebeu pintura nova, melhorias de acessibilidade, troca do forro, além da readequação das instalações elétricas e dos banheiros. A entrega simbólica da unidade ocorreu nesta quinta-feira (26).

O local estava em manutenção desde agosto de 2024. Durante a execução das obras, a equipe garantiu a continuidade do atendimento aos cidadãos dentro do próprio centro de convivência, que ainda recebeu novos mobiliários, computadores e aparelhos de ar-condicionado, proporcionando maior conforto tanto para os servidores quanto para a população.

“O Centro de Convivência  desempenha um papel fundamental para nossa população. Nesses locais são realizadas atividades que promovem lazer, interação comunitária e o desenvolvimento de habilidades, respeitando as vivências de cada faixa etária”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Então entregar um espaço renovado, confortável e seguro, fortalece ainda mais esse serviço”.

 

Durante a execução das obras, a equipe garantiu a continuidade do atendimento aos cidadãos dentro do próprio centro de convivência | Foto: Renato Raphael/Sedes

A chefe substituta do Cecon Gama Oeste, Cladinice Lima, destaca uma atividade realizada na Casa Rosada, um espaço dentro da unidade onde um grupo de mulheres participa de cursos de culinária, beleza e outros temas, com o objetivo de promover a autonomia e o empreendedorismo feminino. “Atualmente, elas estão aprendendo a fazer massas, e a proposta é que consigam transformar esses conhecimentos em uma fonte de renda”, afirma.

O Cecon Gama Oeste dispõe de diversas instalações, incluindo salas para atividades em grupo, auditório, quadra poliesportiva, biblioteca, banheiros, copa e salas para atividades administrativas dos servidores. 

A equipe, formada por educadores sociais e técnicos administrativos, atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, além de grupos intergeracionais que abrangem pessoas de 18 a mais de 60 anos. Também são realizadas atividades com um grupo do programa Incentiva DF, voltado para jovens entre 15 e 18 anos. Os jovens que frequentam o Cecon Gama participaram do videoclipe de lançamento oficial do programa, realizado em abril deste ano.

Serviço de Convivência

Geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, os 16 Cecons do DF promovem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), organizando atividades por grupos de diferentes idades. O objetivo é desenvolver ações que atendam às necessidades específicas de cada fase da vida, além de incentivar a interação entre pessoas de diversas faixas etárias, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências. 

A inclusão no Cecon ocorre por meio de encaminhamento de diferentes órgãos, além da busca direta da população pelo serviço, sempre por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do território.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)