Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Perfil do Ouvidor

Jovelino Ferreira de Oliveira é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília – UCB e pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade União Educacional de Brasília – UNEB.

 

Ingressou no serviço público por Concurso Público no Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS, onde exerceu diversos cargos administrativos. Foi servidor efetivo do BRB – Banco de Brasília S/A por 14 anos, onde exerceu os cargos de escriturário, caixa, tesoureiro e gerente. Também, exerceu cargo efetivo na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, no cargo de técnico em administração.

 

Hoje, é servidor público efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, da carreira de Assistência à Educação – Gestão Educacional. Também, é membro do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal – CONAM/DF, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

Em 2019, foi cedido para a Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal – SEGOV-DF, tendo exercido o cargo de assessor especial da Secretaria Executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas. Atualmente, ocupa a função de ouvidor-chefe da Ouvidoria da SEGOV-DF.

 

Cursos de formação em Ouvidoria

 

À frente da Ouvidoria, concluiu diversos cursos oferecidos pelo Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal-SIGO-DF, do Programa de Formação em Ouvidoria, ministrados e certificados pela EGOV-DF – Escola de Governo do Distrito Federal, a saber:

1 – Inicialização em Ouvidoria – 2019 – Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

2 – Lei de Acesso à Informação para Ouvidorias –  2019 – EGOV/DF;

3 – Gestão de Atendimento de Ouvidoria – 2019 – Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

4 – Carta de Serviços e Inteligência – 2019 –  Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

5 – Governança em Ouvidoria – 2019–  Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

6 – Assédio na Administração Pública – Combate e Prevenção – 2021 – EGOV/DF;

7 – Gestão de Conflitos em Ouvidoria –   2021 –  Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

8 – Gestão de Riscos e Integridade – 2021 – Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

9 – Gestão da Informação e Relatórios de Ouvidoria – 2021 –  EGOV/DF;

10 – Planejamento Estratégico em Ouvidoria – 2021 – EGOV/DF;

11 – Qualidade da Resposta em Ouvidoria – 2021 – Escola de Governo do DF – EGOV/DF;

12 – Atendimento Inclusivo e Acessível em Ouvidoria – 2021 –  EGOV/DF.

13 LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados aplicada às Ouvidorias Publicas  2021 –  EGOV/DF;

14 Análise de Denúncia no âmbito correcional  2021 –  EGOV/DF;

15 Formação em Ouvidoria 2021 –  EGOV/DF;

16Transparência, Ética e Controle Social – 2022 – EGOV/DF.

17 – Relatórios de Ouvidoria – 2022 – EGOV/DF;

18 – Linguagem Simples – Avançado – 2022 – EGOV/DF;

19 – Comunicação no Ambiente de Ouvidorias – 2022 – EGOV/DF;

20 – Atendimento em Ouvidorias (casos complexos) – 2022 – EGOV/DF;

21- Certificação em Ouvidoria Pública/SIGO DF, Ciclo 2021 e 2022 – EGOV/DF;

22 – Produzindo Resultados de Ouvidoria – 2023- EGOV/DF;

23 – Canva para Ouvidores-2023 -EGOV/DF;

24 – Novos Desafios do Controle – 7a. SEMANA DE CONTROLE – CGDF-2023.

 

Atualmente é Membro da CPL/SEGOV – Comissão Permanente de Licitação, no âmbito da Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal – SEGOV-DF. Portaria nº 56 de 10/6/2022.

 

Mensagem do ouvidor

A Ouvidoria da SEGOV-DF é instrumento de controle e de gestão de grande importância para a Administração Pública do Distrito Federal, pois ao lado dos outros canais de participação popular e de controle social existentes, busca operacionalizar o Princípio da Democracia Participativa consagrado na Constituição Federal de 1988.

 

O papel da Ouvidoria é oriundo de uma nova concepção de política pública, na qual o cidadão é visto e notado como parceiro e coautor da construção de sua própria história. É compreendida como uma instituição que possibilita ao cidadão uma relação de aproximação com o Estado, permitindo o fácil diálogo com a Administração Pública, corroborando assim com a melhoria contínua dos serviços públicos prestados à sociedade do Distrito Federal.