15/07/24 às 16h18 - Atualizado em 15/07/24 às 16h18

Abrigos contra o frio já registraram mais de 3,2 mil acolhimentos em um mês

Espaços no Plano Piloto e Ceilândia recebem pessoas em situação de rua nos dias de baixas temperaturas do DF

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Em pouco mais de um mês de lançamento, os abrigos para oferecer segurança e acolhimento à população em situação de rua contra as baixas temperaturas já prestaram 3.246 atendimentos. Parte da campanha Ação contra o Frio, a ação e seguirá enquanto durarem as baixas temperaturas no DF.

Espaços contam com colchões, roupas de cama, kit de higiene e alimentação | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Atualmente, estão em funcionamento os espaços do Plano Piloto e de Ceilândia. O primeiro abrigo, disponibilizado para a população em 17 de junho, fica no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul. Até domingo (14), a unidade do Plano Piloto já havia acolhido 2.749 pessoas.

Pouso e alimentação

O abrigo de Ceilândia abriu as portas no início deste mês, na Coordenação Regional de Ensino da cidade, na QNM 27, e já registrou 389 atendimentos. O Governo do Distrito Federal (GDF) também abriu uma estrutura temporária no Gama, mas que foi fechada devido à baixa procura. O local funcionou entre 20 de junho e o dia 2 deste mês, período durante o qual somou 108 acolhimentos.

Locais abrem às 19h, com fechamento dos portões às 11h, todos os dias da semana

Os espaços funcionam todas as noites, de domingo a domingo, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul dispõe de 100 vagas diárias, enquanto o de Ceilândia tem 40. Nas unidades, os acolhidos têm à disposição colchão, travesseiro, cobertor e banheiros com chuveiro quente.

Além disso, a população recebe kits de higiene e agasalhos, vindos, em parte, da Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha. A alimentação também é garantida, com oferta de jantar e café da manhã balanceados e feitos sob supervisão de nutricionistas.

Agasalho Solidário

A iniciativa está nos últimos dias de arrecadação. As doações podem ser feitas até o dia 17, e são aceitos diversos itens capazes de esquentar a população no período mais frio do ano, como mantas, cobertores, agasalhos, jaquetas, cachecóis, meias e toucas.

Lançada em maio, a campanha já superou a meta de arrecadação estabelecida inicialmente, de oito mil itens. Quase o dobro do previsto já foi arrecadado: mais de 15 mil artigos. Nos últimos cinco anos, o número de doações recebidas ultrapassou 51 mil itens, que foram destinados às pessoas em vulnerabilidade do DF.

As doações podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas administrações regionais e nos batalhões do Corpo de Bombeiros, bem como nas 12 unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rodoviária Interestadual de Brasília e nos dois centros Pop, na Asa Sul e em Taguatinga Norte. A Defesa Civil, a PMDF e o Corpo de Bombeiros também recebem os materiais.