Local, que estava abandonado há mais de oito anos, passa por reforma completa com ajuda das equipes do GDF Presente
Até pouco tempo atrás, quem passava em frente à Feira Permanente do Cruzeiro não conseguia reconhecer que ali existe a Praça do Artesão. Abandonado há pelo menos oito anos, o local agora passa por uma reforma completa promovida pela Administração Regional do Cruzeiro, em parceria com o Polo Central do GDF Presente.
No espaço onde ficava um dos antigos postos da Polícia Militar do DF (PMDF), que foi retirado, uma máquina, tipo bobcat, retira o excesso de terra e aplaina o terreno para que seja feito um novo paisagismo. Nos pontos onde o piso da praça encontra-se com buracos e fora de padrão, os operários fazem o nivelamento com concreto, facilitando a acessibilidade para pessoas com deficiência de mobilidade.
Ao redor da praça, as calçadas estão sendo refeitas e novos meios-fios instalados. Os trabalhos no local começaram na sexta-feira passada (20) e devem se estender até o começo de setembro. A equipe que atua nos serviços é composta por servidores da Administração Regional do Cruzeiro e operários do GDF Presente, além do apoio de mão de obra de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF).
“Essa obra foi um pedido dos feirantes e dos comerciantes que possuem estabelecimentos aqui ao redor”, afirma o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida. “Estamos trabalhando com muito empenho pra trazer de volta esse espaço para a população do Cruzeiro e para os artesãos”.
Com a praça totalmente renovada, a intenção é oferecer um local digno para que os artesãos possam trabalhar, como explica a chefe de gabinete da Administração Regional do Cruzeiro, Kleyce Oliveira Silva: “Queremos realizar em breve a 1ª FeirArte na Praça do Artesão, com uma previsão de 50 expositores e apresentações artísticas. É uma grande alegria podermos revigorar mais este espaço público e melhorar a vida e a cultura da cidade.”
Além de uma praça completamente reformada, a população do Cruzeiro também ganhou uma importante garantia para a manutenção do trabalho que foi realizado no local: a região administrativa é a primeira no DF a ter 100% da sua iluminação pública feita com lâmpadas de LED. O serviço foi realizado graças a um investimento de R$ 2,1 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).