Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/21 às 11h06 - Atualizado em 17/05/21 às 11h06

Taguatinga Norte já conta com 4 km de asfalto novo

COMPARTILHAR

A obra gera 150 empregos e beneficia 50 mil pessoas que circulam pela região. Ao todo, serão 10 km recapeados

 

O asfalto novo em Taguatinga Norte já é uma realidade para moradores e comércio local. Após três meses de obras, já são 4 km de pavimentação pelas ruas do bairro, executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Serão ao todo 10 km de pistas novas, com um investimento inicial de R$ 700 mil do governo.

 

Cerca de 2,8 mil toneladas de massa asfáltica foram empregadas até o momento na reforma e 150 empregos gerados| Foto: Paulo H Carvalho/ Agência Brasília

 

Os setores D, onde está a tradicional Praça do Bicalho; E e F Norte serão beneficiados com a pavimentação. O serviço nas quadras residenciais da QND e na área comercial já foi concluído. No momento, operários trabalham nas vias da QNE, que também vão ganhando “cara nova”. Cerca de 2,8 mil toneladas de massa asfáltica foram empregadas até o momento na reforma e 150 empregos gerados.

 

População aprova

Gerente de uma drogaria na CND 2, Nailson Ribeiro, 39 anos, revela que o movimento no comércio só melhora. Mais carros circulando e mais gente entrando nas lojas. “Acabou a buraqueira, né? Reforma assim no asfalto nunca teve por aqui”, diz.

 

“Está tudo novo. Penso que podiam só colocar uma lombada, para dar mais segurança”, sugere o comerciante. A sinalização no local ainda será feita pelo Detran. Pelo menos 50 mil pessoas serão beneficiadas com a obra de recapeamento.

 

Segundo o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, são ruas que há mais de 20 anos só vinham recebendo o serviço de tapa-buraco. “A proposta agora é diferente: arrancar aquele asfalto deteriorado e colocar um novo”, observa.

 

O administrador acrescenta que a chamada pista do Sesi, movimentada avenida que corta a cidade e leva até o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), será outra a receber a ação nos próximos meses. “A boa aceitação das obras é unânime. A fluidez do trânsito também melhorou bastante”, aponta.

 

O diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz, informa que a nova pavimentação resiste até cinco anos sem qualquer tipo de manutenção e que as obras de fresagem e recapeamento serão levadas para outros pontos do DF.

 

“Esse programa é fundamental para manter a funcionalidade das vias. Estamos elaborando novos projetos, que serão licitados e vão beneficiar as demais regiões administrativas”, adianta.

 

RAFAEL SECUNHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: RENATA LU