Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/09/23 às 9h47 - Atualizado em 27/09/23 às 9h47

Sol Nascente/Pôr do Sol recebe a 34º oficina de revisão do Pdot

Evento, aberto a toda a população, será no dia 30 de setembro

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Chegou a hora de a comunidade do Sol Nascente/Pôr do Sol dizer o que espera para o futuro da região administrativa. No próximo sábado, dia 30 de setembro, ocorre a oficina participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), lei que irá determinar o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos dez anos.

O encontro terá início às 9h, na Escola Juscelino Kubitschek, localizada na Quadra 500, Área Especial 1, Trecho 1. O objetivo é reunir a população para discutir temas importantes para a região, como habitação, mobilidade, regularização, meio ambiente, entre outros.

Esta é a 34ª oficina organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e a expectativa é que, a partir das sugestões apresentadas pela população, o texto final do Pdot reflita não só o desenvolvimento territorial, mas também a inclusão social o bem-estar e lazer dos moradores.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Para a presidente comunitária do Trecho II, Ivanete de Jesus, a participação da população é fundamental: “Nós moradores é que conhecemos a realidade e as necessidades do lugar em que moramos. É preciso reconhecer o empenho do Governo do Distrito Federal e da Seduh para ouvir as demandas. Quem não participa, não tem como reclamar, pois a hora é agora”.

Sendo assim, se você quer participar de forma ativa nas melhorias de sua região, a oficina é uma ótima oportunidade. Vale lembrar que ela será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas.

Para isso, basta comparecer nas datas e horários marcados. O evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Ao longo deste ano, são previstas 54 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

Dinâmica

Na dinâmica da oficina, os participantes serão divididos em grupos para debater assuntos diferentes e poderão fazer contribuições individuais ou em grupo.

Haverá também o registro de falas e percepções, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, a ser divulgado posteriormente. Folders e cartilhas impressas serão distribuídas durante o encontro, explicando sobre o processo.

Mais informações podem ser acessadas no site do Pdot.

Serviço
Oficina da revisão do Pdot – Sol Nascente/Pôr do Sol
Data: 30/9 (sábado)
Horário: às 9h
Local: Escola Juscelino Kubitschek, na Quadra 500, Área Especial 1, Trecho 1
Acesso virtual: pelo Youtube no canal Conexão Seduh

*Com informações da Seduh-DF