Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/21 às 6h57 - Atualizado em 29/01/21 às 6h58

SLU aprimora prestação de serviços com empresas contratadas

COMPARTILHAR

Em reuniões, o objetivo foi estreitar relações e melhorar a gestão contratual e a qualidade das atividades prestadas à população do Distrito Federal

 

Na reunião, foram abordados assuntos como o controle dos serviços prestados por meio de relatórios mensais e detalhes do sistema de monitoramento dos veículos, além de questões contratuais e de pagamento | Foto: divulgação SLU

 

O SLU avançou na integridade e governança da prestação de serviços com o estabelecimento de encontros mensais com as maiores empresas contratadas. Ao longo das duas últimas semanas, houve reuniões com as três empresas de limpeza urbana (Suma, Sustentare e Valor Ambiental), com a operadora do Aterro Sanitário (GAE), com a responsável pelo tratamento de chorume (Hydros) e, também, com a responsável pelo transporte de resíduos recebidos nos papa-entulhos (Amazon Fort). O objetivo é estreitar relações e aprimorar a gestão contratual e a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal.

 

A Amazon Fort tem contrato com o SLU desde dezembro do ano passado. Na reunião, foram abordados assuntos como o controle dos serviços prestados por meio de relatórios mensais e detalhes do sistema de monitoramento dos veículos, além de questões contratuais e de pagamento. Juliano Machado, representante da Amazon Fort, elogiou a iniciativa do SLU.

 

“Quanto mais integração entre empresa e SLU, melhor. Como estamos prestando serviços há pouco tempo, cerca de um mês, estamos nos adaptando e melhorando cada vez mais a entrega para a população. Esse diálogo contínuo é fundamental”, destacou.

 

Toda a diretoria do SLU esteve presente na série de encontros. Além dos diretores, participaram gerentes de limpeza, executores de contratos e servidores interessados. Para o diretor adjunto do SLU, Rômulo Barbosa, essa foi uma oportunidade de colocar em prática a Política de Integridade da autarquia.

“Integridade é um imperativo para todas as empresas e deve ser também para a gestão pública. Concentramos nessas reuniões todos os assuntos relativos aos contratos para melhorar nossa comunicação”, afirmou.

 

A Sustentare também gostou da proposta. Rejane Costa, superintendente da empresa, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Uma das melhores ações do SLU nos últimos anos foi incluir essas reuniões no calendário para resolver soluções, trocar ideias. Para nós, enquanto executores do serviço, é muito importante esse diálogo”.

 

O diretor de Limpeza Urbana do SLU, Álvaro Henrique, explica que o aprimoramento da comunicação entre SLU e empresas facilita a prestação dos serviços.

 

“Esse primeiro contato é fundamental para aos poucos atingirmos nosso objetivo final, que é garantir a uniformidade na execução dos contratos e, consequentemente, prestar serviços de excelência para a população”, diz.

 

O Distrito Federal hoje é referência nacional e até internacional no tratamento do chorume, líquido produzido pelo acúmulo de resíduos orgânicos e que tem alta carga poluente.

 

A Hydros é a empresa responsável por tratar o chorume do Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e está prestes a atingir a marca de 500 milhões de litros de chorume tratado desde que a operação iniciou, em agosto de 2019.

 

O representante da empresa Marcos Lins ressalta que Brasília é um modelo para o resto do país e reconhece a importância das reuniões. “Todo canal que a gente tem de comunicação é muito importante. Precisamos falar mais sobre a questão do chorume. Esse tipo de encontro fortalece a nossa parceria”.

 

Nova rodada de reuniões s acontecem em fevereiro, a partir do dia 23. Já foi elaborado um calendário com as reuniões até o final do ano, buscando atender as determinações de integridade e governança na prestação dos serviços, previstas no Plano de Integridade do SLU, disponível para acesso neste link: http://www.slu.df.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Plano-de-Integridade.pdf

 

* Com informações do SLU

AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON