Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/21 às 18h45 - Atualizado em 24/02/21 às 20h44

SEGOV recebe representantes de feiras do DF para tratar de melhorias para o setor

COMPARTILHAR

Após evento no Palácio do Buriti nesta quarta-feira (23), no qual o governador Ibaneis Rocha anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 35 milhões para reformar nove feiras do DF e a suspensão da cobrança do pagamento de preço público até 31 de junho deste ano, o secretário de Estado de Governo do DF, José Humberto Pires, recebeu o presidente do Sindicato dos Feirantes do DF (Sindifeira-DF), Francisco Valdenir Machado Elias, e presidentes de associações de feirantes de todo o DF para tratar de outras demandas da categoria.

 

O secretário ouviu todos os representantes, que apresentaram suas demandas e anseios de melhoria para as feiras e os feirantes. Entre os pedidos, os presidentes das associações reforçaram a necessidade de investimentos e reformas das feiras, de forma a oferecer melhores condições de trabalho e um ambiente mais confortável para os frequentadores.

 

“As demandas que foram recebidas pela Secretaria de Governo serão encaminhadas à Novacap, através do presidente Fernando Leite, órgão responsável pelas reformas e construção das feiras”, disse José Humberto Pires.

 

Outra abordagem foi do presidente da feira de Santa Maria, Jorge Alexandre, que solicitou uma audiência junto ao SEBRAE-DF, com vistas a firmar uma parceria de capacitação e aprendizagem sobre linhas de créditos, técnicas de venda, etc. Também, foi sugerido que o SEBRAE faça um diagnóstico sobre cada feira.

 

De acordo com o subsecretário de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades, Alexandre de Jesus Silva Yanez, a pasta já está em contato com o SEBRAE-DF para solicitar uma agenda com os feirantes do DF.

 

A nova legislação de feira foi outro assunto na pauta da reunião, e recebeu várias sugestões de aperfeiçoamento no texto em vigor, com vistas a uma norma atualizada.

 

As sugestões serão apresentadas à área técnica da SEGOV, que já está estudando uma proposta de atualização das normas atuais.

 

Os feirantes que participaram da reunião foram levados à Secretaria de Governo por iniciativa administrador regional de Ceilândia, Marcelo Martins da Cunha.

 

Fonte: Cristiane Rocha Pitta – Ascom SEGOV