Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/21 às 14h52 - Atualizado em 25/10/21 às 14h52

Saúde mais perto do povo com nova UBS em Sobradinho II

COMPARTILHAR

Com investimentos de R$ 3,5 milhões, unidade da Vila Buritizinho tem área de 870 metros quadrados e capacidade para atender até 300 pessoas por dia

Para o governador Ibaneis Rocha, construir e abrir novas UBSs é primordial, já que 85% dos problemas de saúde de quem procura o serviço público são resolvidos nesses locais, fazendo com que grande parte da população não precise recorrer às unidades de pronto atendimento (UPAs) ou aos hospitais. “Estamos trabalhando o máximo possível em entregas como essa e na formação de equipes de Saúde da Família para que eles possam atender os pacientes em casa, diminuindo a incidência de pessoas na rede hospitalar”, afirma.

Com a meta de facilitar esse atendimento, a Secretaria de Saúde (SES) vai remanejar para o novo posto cinco das nove equipes de Saúde da Família que atuam na UBS 1. A redistribuição possibilitará maior proximidade com os moradores da Vila Buritizinho, facilitando o deslocamento desses especialistas e garantindo mais acesso aos serviços oferecidos.

 

Instalações

A UBS 7 conta com salas de atendimento médico, odontológico e de enfermagem | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A UBS Sobradinho II tem 870 m2 de área construída com quatro consultórios médicos, quatro de enfermagem e dois de odontologia. Conta também com salas de atividades coletivas, de vacinas, dos agentes comunitários de saúde, de coleta de exames e de curativos, além de sala de inalação coletiva, copa e um vestiário para funcionários.

A auxiliar de serviços gerais Janaína Rodrigues, 32 anos, mora bem em frente à nova UBS. Mãe de quatro filhos, ela se sente aliviada com o atendimento mais perto de casa. “Antes, se acontecia alguma emergência ou mesmo em dias de chuva, eu dependia de carro para buscar atendimento”, conta. “Agora dá um alívio pensar que é só atravessar a rua”.

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, diz que a construção de mais uma UBS em Sobradinho II demonstra o empenho do GDF em expandir o atendimento de saúde primária a quem precisa. “É a preocupação do governo em aproximar a saúde da população”, resume.

Participaram da solenidade de inauguração, além do governador Ibaneis e do titular da SES, os secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; os deputados federais Celina Leão e Júlio César e os distritais Agaciel Maia e Jorge Viana, entre outras autoridades políticas.

Confira aqui os locais e horários de atendimento de todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal.