Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/09/20 às 21h43 - Atualizado em 7/09/20 às 21h43

Rua do Lazer na W3 Sul passa a ter pista exclusiva para ciclistas

COMPARTILHAR

Delimitação sinalizada por placas vai melhorar o fluxo e dar mais segurança para pedestres e frequentadores com bicicletas, skate e patinete

 

Hoje foi o primeiro dia que a Rua do Lazer, na W3 Sul, contou com a faixa exclusiva para usuários de bicicletas, skates e patinetes. Na última semana, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) iniciou a primeira fase da sinalização da via.

 

Em toda a extensão da Rua do Lazer foram instaladas cinquenta e nove placas. A avenida W3 passa, então, a ser dividida assim: as três faixas no sentido norte-sul, ao lado das quadras 700, são para ciclistas. No sentido contrário, sul-norte, ao lado das quadras 500, as três faixas são para pedestres. Agentes do órgão também estiveram no local para explicar a novidade e dar dicas sobre a convivência entre pedestres e ciclistas.

 

O chefe do Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, Miguel Videl, enfatiza: “No trânsito, o maior sempre cuida do menor”.

 

Ana Luiza Ribeiro, estudante de 21 anos,  pedalava quando foi abordada por um agente e convidada a participar de um bate-papo sobre deveres e direitos dos ciclistas. “É a primeira vez que venho. Costumo ir ao Eixão, mas achei muito melhor aqui, mais vazio e ainda teremos uma via só para bicicletas”, pontua.

 

O secretário de Governo, José Humberto Pires, esclarece que a demanda por sinalização veio da população e logo foi submetida a avaliação do Detran-DF. No departamento, verificou-se que havia viabilidade e relevância em executar a demarcação das vias de uso restrito a cada usuário, pois traria mais segurança. “Em razão disso, estamos adotando uma sinalização especial. É uma característica de cidades mais modernas essa delimitação de áreas para pedestres e ciclistas, e evita o confronto entre os dois”, afirma o secretário de Governo.

 

Moradora da região, a aposentada Maria da Paz Santos, elogia a ação do Detran-DF e a iniciativa do GDF. “Foi a melhor ação já realizada. Agora temos um espaço para trazer as crianças para brincar, posso caminhar tranquila.

 

Sem contar que ganhamos mais qualidade de vida”, ressalta a aposentada. Ainda na avaliação dela, domingo e feriados passam a ter outro sentido. “Uma calmaria, sem sons de buzinas e carros”.

 

Agentes de fiscalização do Detran-DF também distribuíram material educativo e máscaras de proteção facial para os frequentadores.

 

Rua do Lazer

 

A secretaria de Esporte e Lazer apoia e busca a expansão do projeto. A chefe da pasta, Celina Leão, conta que desde que entrou na secretaria quer democratizar, cada vez mais, o esporte. “As ruas de lazer estão chegando em todas as cidades, estamos provocando as regiões administrativas e o projeto evolui em cada cidade do DF.

 

Com o apoio integral do GDF, as ações estão acontecendo e a população praticando esporte, que é importante no combate à Covid-19”, afirma Celina Leão.

 

A secretária comenta ainda sobre a nova sinalização na W3 Sul, como já acontece no Parque da Cidade. “Com o mesmo espaço sendo dividido entre crianças, animais de estimação, pedestres, corredores, bicicletas, patins, skates e triciclos é acidente na certa. Dessa forma, cada um tem espaço único para a prática esportiva e não ocorre nenhum episódio grave entre eles”, conclui.

 

Fonte: Agência Brasília / Jornalistas: Rosi Araújo – Edição: Mônica Pedrosa / Foto: Renato Alves