Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/20 às 9h46 - Atualizado em 17/03/20 às 9h46

Revitalização de calçadas ganha força na região central de Brasília

COMPARTILHAR

Trabalho está 50% executado no Eixo Monumental, na altura da Funarte

 

GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

 

Depois de anos sem qualquer manutenção, as calçadas do Plano Piloto estão em pleno processo de revitalização. A ordem é demolir passeios esburacados e reconstruí-los, permitindo a passagem de pedestres sem o risco de acidentes. Na manhã desta segunda-feira (16), funcionários da empresa contratada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) faziam uma nova pavimentação nas calçadas do Eixo Monumental, na altura da Funarte.

 

Contrato anual de R$ 6 milhões garante obras e serviços de manutenção em calçadas | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Desde novembro de 2019 o GDF mantém um contrato anual de R$ 6 milhões, com a empresa Construteq, que prevê a execução de serviços de manutenção de calçadas (demolição, recuperação e execução) com acessibilidade constante em todo o Plano Piloto. Os recursos para a execução do contrato são destinados por empenhos – sejam da própria Novacap, sejam por meio de emendas parlamentares.

 

Há três semanas, eles trabalham no Eixo Monumental, onde o trabalho está 50% executado. Mas a reforma das calçadas pode ser feita em qualquer lugar apontado pela população. A Novacap faz uma triagem de todas as reclamações e demandas de reparos e execução de calçadas, que chegam ao governo por meio da Ouvidoria ou da própria administração regional, e as repassa à empresa, de acordo com o recurso existente.

 

A mesma empresa está executando as novas calçadas da Galeria dos Estados, que está sendo recuperada pelo GDF. Parte da passagem subterrânea que une o Setor Comercial Sul ao Setor Bancário Sul, sob o Eixo Rodoviário (Eixão), foi destruída com o desabamento do viaduto, em fevereiro de 2018, e começa a ganhar forma.

 

Até o momento, cerca de 20% de todo o projeto – do qual também faz parte a área de comércio não afetado nem interrompido – já foram executados.

Por todo o DF

Para dar mais acessibilidade e mobilidade urbana à população, o governo local investe desde o ano passado na reforma de calçadas espalhadas por todas as regiões administrativas do DF. Em muitas cidades não havia manutenção desde 2012.

 

Além do Plano Piloto, Mangueiral, São Sebastião, Águas Claras, Ceilândia e Recanto das Emas recebem a restauração. Há previsão para que Brazlândia, Samambaia e Santa Maria também sejam contempladas com a manutenção.

 

A Novacap mapeou 426,6 mil metros quadrados (mais precisamente, 426.666,67 m²) de calçadas carentes de reparo em todo o DF.