Governo do Distrito Federal
1/07/22 às 15h13 - Atualizado em 1/07/22 às 15h13

Retomada econômica anima empresariado de Ceilândia

Cidade recebeu R$ 265 milhões em investimento do GDF. Em visita pela região, governador conversou com comerciantes e reforçou o compromisso de regularizar o Polo de Automóveis

 

Carolina Caraballo e Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

 

A maior região administrativa do Distrito Federal é conhecida pelo seu comércio forte e indústria pujante. Com quase 500 mil habitantes, Ceilândia tem muito o que celebrar. Além de vivenciar uma retomada econômica com o arrefecimento da pandemia do novo coronavírus, a cidade tem recebido, desde 2019, investimentos de mais de R$ 265 milhões por parte do Governo do Distrito Federal.

Na manhã desta sexta-feira (1°), o governador Ibaneis Rocha caminhou pelo centro de Ceilândia e conversou com comerciantes da região. “Tenho muito prazer em andar por aqui, a gente sente o calor, a amizade das pessoas”, comenta Ibaneis. “Conheço as carências e necessidades da região, por isso o investimento na cidade tem sido bastante alto”.

Em visita a uma loja de material de construção, o governador recebeu o agradecimento de funcionários pelos incentivos ao setor. “Foi um grande acerto não ter fechado as lojas de construção civil”, avalia Ibaneis. “É uma área que contrata muito, ajudou a diminuir os índices de desemprego. Isso nos mostra que estamos no caminho certo ao apoiar o empresariado”.

O proprietário da loja Campeão da Construção, Hércules Isaac, comemorou o fato de não ter demitido nenhum colaborador desde 2021. “Pelo contrário: contratamos mais de 200 funcionários. Isso é um bom sinal”, aponta. “O nosso depósito, por exemplo, tinha 150 funcionários. Hoje, temos quase 300 pessoas. E isso se deve muito ao GDF”.

“Conheço as carências e necessidades da região, por isso o investimento na cidade tem sido bastante alto”, disse o governador Ibaneis Rocha, em visita a Ceilândia | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Administrador de Ceilândia, Claudio Ferreira ressalta o olhar especial que o governo teve com a cidade nos últimos três anos. “Tivemos as reformas da Avenida Hélio Prates e do Hospital da Ceilândia e a construção da Praça da Estação de Metrô, entre outras melhorias”, enumera. “Os empresários e a população em geral reconhecem o que o governo fez e vem fazendo pela cidade”.

Durante sua caminhada pelo centro de Ceilândia, Ibaneis foi parabenizado pelos feirantes da região. “Quando foi eleito, o governador prometeu que nos deixaria trabalhar”, relembra o comerciante Alcimar Nunes Leite. “E ele cumpriu sua promessa. Nós, camelôs, só temos a agradecer por essa chance que Ibaneis nos deu”.

Polo de Automóveis

O governador também esteve no Setor O de Ceilândia, onde reforçou o compromisso de regularizar o setor de oficinas da região. De acordo com o presidente do Polo de Automóveis, Rubens Nunes de Sousa, a demanda é antiga, vem desde 2008. “Durante quase 15 anos, a gente arrumava os carros e tinha que deixá-los na rua, debaixo do sol. Era um trabalho perdido”, conta. “Agora vamos poder melhorar nossa estrutura”.

A regularização da área de aproximadamente quatro quilômetros vai beneficiar 50 oficinas. “No início do governo, Ibaneis prometeu resolver a situação do Polo de Automóveis”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno de Jesus Pereira Lemes. “Hoje, a secretaria já está recebendo as inscrições para a regularização do setor de oficinas”.

 

Ações do GDF em Ceilândia

→ UPA II de Ceilândia
→ UBS 15
→ Hospital da Cidade do Sol
→ Infraestrutura e urbanização da ADE de Ceilândia
→ Casa da Mulher Brasileira
→ Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi) Papagaio
→ Praça dos Direitos
→ Reforma da Avenida Hélio Prates
→ Reforma do Centro de Ensino Médio 10
→ Reconstrução da Escola Classe 59
→ Construção do 8º Grupamento do Bombeiro Militar
→ Reforma e urbanização da Praça da Estação de Metrô em Ceilândia Centro
→ Reforma do Hospital Regional de Ceilândia
→ Construção de dois campos de grama sintética
→ Reforma da Feira Central de Ceilândia
→ Estacionamento da Feira do Produtor de Ceilândia
→ Praça da Juventude