Governo do Distrito Federal
24/10/22 às 15h17 - Atualizado em 24/10/22 às 15h17

R$ 4,5 milhões para pavimentar 2km da via entre Caub I e II, no Riacho II

Obra, aguardada pela comunidade há mais de 30 anos, vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas

Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta sexta-feira (21), a ordem de serviço para o início das obras da via de ligação entre Caub I e II, no Riacho Fundo II. Serão investidos R$ 4,5 milhões para pavimentar dois quilômetros de extensão da rodovia.

A expectativa é beneficiar aproximadamente 10 mil pessoas. A obra vai permitir um deslocamento mais ágil e seguro aos moradores, além de melhorar a estrutura em frente às casas.

“Não faz sentido você ter duas áreas como essas tão próximas que não têm uma ligação asfáltica e que as pessoas sofram com essa poeira aqui”, afirma o governador. “Trabalhamos muito para fazer a licitação e beneficiar toda essa comunidade que começou em áreas rurais. Hoje já tem muitas residências, tem uma área de comércio forte e queremos exatamente o desenvolvimento de toda a região, por isso o lançamento de mais uma obra”, acrescenta.

 

Governador assinou ordem de serviço, nesta sexta-feira (21), para uma obra aguardada por mais de 30 anos pela comunidade do Riacho Fundo II | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“É um projeto que começou dentro do nosso governo, desenvolvemos todo o projeto, fizemos a licitação, contrato assinado. Agora é o momento importante da ordem de serviço. A empresa está toda mobilizada aqui, com equipamento e pessoal. Uma via, sem dúvida, muito importante e que vai trazer muito benefício para quem mora na região”, classifica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

O asfaltamento da região era um desejo de mais de 30 anos da população. “Não sou só eu que estou feliz, todo mundo aqui está. A ligação desse asfalto aqui do Caub II para o Caub I é uma graça de Deus”, comenta o aposentado Francisco Basílio Braga, 76 anos.

Pioneiro no Caub II, ele conta que a comunidade sofre com a falta de pavimento. “Quando chove, aqui é lama e enxurrada e, quando termina a chuva, é só poeira. As crianças e os idosos vivem doentes”, afirma. Por esse motivo, segundo ele, os moradores da região costumam deixar os portões e as janelas fechados.

 

Trabalhos para a pavimentação da via de ligação já começaram nesta quinta-feira (20)

Morador da região há 35 anos, o aposentado Emetío Bispo Braga, 76, diz que a obra também vai melhorar o tráfego de veículos. “Vai ficar bom porque para ir para o Plano Piloto a pessoa tinha que ir lá em cima no Balão do Periquito, agora vai poder entrar aqui direto e sair no outro Caub”, diz.

O administrador do Riacho Fundo II, Rafael Mazzaro, destacou a importância da obra para a região. “Vai ajudar tanto na questão de deslocamento dos moradores quanto na questão da educação dos filhos dos moradores, porque na época de chuva era lama. Sem dúvida, é uma melhoria social e estrutural”, admite.

Início dos trabalhos

Apesar da assinatura na sexta-feira, os trabalhos começaram um dia antes, na quinta-feira (20). Além da pavimentação, serão executados serviços de drenagem, instalação de meios-fios, construção de calçadas e sinalização vertical e horizontal.

A obra será executada pela JFE, que venceu a licitação. O investimento da construção tem origem na Fonte 100. A expectativa é de gerar 50 empregos.

Além da obra no trecho, o governador anunciou mais melhorias para a região administrativa. “Temos outras coisas para a cidade, para cuidar aqui, ligações de energia e algumas coisas que ainda estão carentes. Temos um processo de regularização que está bastante avançado. A gente tem um foco muito grande na região”, anuncia.