Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/20 às 13h39 - Atualizado em 17/04/20 às 13h45

Programa Sanear Dengue chega às RAs

COMPARTILHAR

Primeira ação ocorreu na Fercal e vai passar por outras cidades

 

Uma força-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, foi mobilizada pelas Secretarias Executivas das Cidades e Políticas Públicas, ambas da Secretaria de Governo, além da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), com o apoio do Corpo de Bombeiros e Administrações Regionais, para um novo programa estratégico, o Sanear Dengue. A primeira cidade a receber a ação, que começou nesta sexta-feira (17), foi a Fercal.

 

Com mais de 16 mil casos de pessoas já diagnosticadas pela doença este ano, a ação visitou casas e pontos de maior circulação e, nos próximos dias, mais outras Regiões Administrativas (RAs) vão receber a operação. Além de identificar os possíveis focos, os 30 servidores presentes orientaram moradores de como prevenir a infestação do mosquito.

 

“As características da Fercal favorecem a proliferação do aedes aegypti, por isso, essas ações de enfrentamento à dengue são de suma importância. No entanto, estamos trabalhando bastante, conscientizando os moradores sobre a importância de cada um fazer sua parte. Na próxima semana teremos a 8° ação de manejo ambiental, recolhendo inservíveis em diversas comunidades”, disse o administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo.

 

As sete máquinas de UBV pesado (fumacê), UBV costal, além do tratamento biológico foram utilizadas para eliminar a incidência da dengue. Que, de acordo com a Secretaria de Saúde, na Fercal, a cada 100 mil habitantes, 1.761,23 foram contaminados.

 

O Sanear Dengue é um dos “braços” do Sanear DF que, segundo o secretário executivo das cidades, Fernando Leite, foi pensado de forma emergencial para amenizar o contágio pelo mosquito. “Criamos para atender as cidades com maior incidência da dengue. O objetivo é para correr de modo paralelo com os outros programas já existentes do governo, afirma o secretário.

 

Confira as próximas cidades a receber o Sanear Dengue

 

20/04 – Sobradinho II
22/04 – Sobradinho
23/04 – Gama
24/04 – Santa Maria
27/04 – São Sebastião
28/04 – Vicente Pires
29/04 – Ceilândia

 

Fonte: Ana Paula Lima – Ascom SECID/SEGOV com Ascom da Administração Regional da Fercal