Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/21 às 12h03 - Atualizado em 16/07/21 às 12h03

Passagens de pedestres do Eixão estão limpas! Vamos preservar?

COMPARTILHAR

Além da lavagem de paredes e piso, equipes retiraram 6 toneladas de lixo da rede de drenagem pluvial. Manutenção de vias também avança na Asa Norte

 

As passagens subterrâneas do Eixo Rodoviário (Eixão) passaram por uma boa limpeza nessa semana. O reforço na higienização dos espaços foi tarefa realizada pelo programa GDF Presente, que, até sexta-feira (16), vai concluir a faxina dos oito túneis da Asa Sul. Até agora, foram retiradas 6 toneladas de lixo da rede de drenagem pluvial. As da Asa Norte já haviam sido limpas na semana passada, em parceria com a Administração Regional do Plano Piloto.

As 16 passagens, construídas a cada duas quadras residenciais, garantem a travessia segura de pedestres sob os eixos W, L e o Eixão. Todas as canaletas para drenagem de águas pluviais, além do piso e paredes dos espaços, estão sendo higienizadas por servidores da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

 

As 16 passagens, construídas a cada duas quadras residenciais, garantem a travessia segura de pedestres sob os eixos W, L e o Eixão | Fotos: Divulgação / GDF Presente

 

A ação também é executada por um grupo de oito operários, composto por reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), e servidores da administração regional, sob a coordenação do Polo Central Adjacente III do GDF Presente.

“As passagens subterrâneas bem-cuidadas são essenciais para a segurança e conforto das pessoas que passam por ali diariamente”, explica a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. “Esse trabalho demonstra o comprometimento do governo com a mobilidade e segurança da população.”

Segundo o coordenador do polo, Leandro Cardoso, as equipes recolheram milhares de garrafas plásticas e latas e papelão. Cobertores deixados por pessoas em situação de rua também estavam abandonados pelo caminho. Além disso, as equipes encontraram restos de fezes e urina.

“Infelizmente, muitos cidadãos preferem se arriscar e atravessar o Eixão, pois não se sentem confortáveis em usar as passagens”, aponta Cardoso. “O mau-cheiro e a sujeira [nas passagens subterrâneas] afastam os usuários, mas estamos entregando todas bem limpas.”

Operação tapa-buraco

Com apoio da Novacap, a operação tapa-buraco chegou às vias de acesso que levam até a Universidade de Brasília (UnB). As ruas da comercial da 713 Norte também foram reparadas.

Nas duas ações, foram usadas 11 toneladas de massa asfáltica. Já na Asa Sul, alguns pontos de encontro comunitário (PECs) foram lavados, entre esses, o da SQS 106.