Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/06/24 às 12h03 - Atualizado em 6/06/24 às 12h03

Paradas de ônibus na Vila Telebrasília passam por limpeza e pintura

A manutenção foi feita nos abrigos das ruas 1 e 13 pelo GDF Presente e pela Administração Regional do Plano Piloto

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Quatro abrigos de ônibus na Vila Telebrasília, no Plano Piloto, foram renovados nesta quarta-feira (5). Os locais foram pintados e higienizados por equipes do programa GDF Presente e da administração regional da cidade, com apoio de caminhões-pipa da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). As paradas ficam na Rua 1 – ao lado da Praça da Resistência, em frente à Capela São Pedro Nolasco, próxima à Igreja Presbiteriana Sal e Luz – e na Rua 13.

 

Antes e depois da limpeza: elogiada por moradores, manutenção também depende da conscientização de usuários das paradas | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olímpio, salienta a importância de manter a limpeza das áreas públicas: “É um esforço para garantir o bem-estar dos usuários do transporte público, tanto para evitar a proliferação de mosquitos e insetos quanto para deixar a vila bonita, com um visual agradável”. O gestor lembra que, ao flagrar alguém pichando um bem público ou privado, a pessoa deve denunciar o caso à Polícia Militar do DF pelo Disque 190.

O coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro César, ressalta que outras ações também foram realizadas na vila nas últimas semanas, como recolhimento de entulho e inservíveis. “Retiramos mais de 54 toneladas de entulho das ruas”, relata. “Também fizemos uma limpeza em frente à L4, onde fica o guard rail [defensa metálica], que estava com muita sujeira, e a manutenção das vias e de um ponto de encontro comunitário. Trabalhamos ouvindo os pedidos da população”.

 

Pichações

 

Jucineide Ribeiro comemora a limpeza e adverte: “As pessoas precisam ter cuidado e manter do jeito que ficou, sem estragar uma coisa que é de todos”

 

As paradas de ônibus fazem parte da rotina dos moradores da vila. Moradora da Vila Telebrasília há mais de 15 anos, a comerciante Jucineide Ribeiro, 54, mantém um quiosque de lanches em frente à Praça da Resistência e diz que a manutenção deixou a região mais bonita. “Ficou ótimo”, comemora. “Antes, estava tudo pichado, tudo sujo. As pessoas precisam ter cuidado e manter do jeito que ficou, sem estragar uma coisa que é de todos”.

A autônoma Lucimar da Silva, 53, chegou à região ainda criança e conta que assistiu ao desenvolvimento das casas e comércios. Ela se diz decepcionada quando percebe que paradas e bancos, entre outros pontos públicos, foram vandalizados. “O ideal é que todos tenham consciência de que é errado detonar as coisas”, afirma. “Depois que pintaram, acho que a Rua 1 ficou mais bonita, mais organizada”.