Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/20 às 15h22 - Atualizado em 20/07/20 às 15h22

Novacap inicia trabalhos de contenção

COMPARTILHAR

A expectativa é que sejam necessários 2.600 metros cúbicos de terraplanagem no local

 

Servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) trabalham na recuperação de uma erosão no Córrego do Urubu, localizado na área rural do Lago Norte. No final de março, em decorrência do avanço da erosão no sentido da pista, o local foi interditado pela Defesa Civil.

Chefe da Divisão de Obra Direta da Companhia, o engenheiro civil Márcio Costa, explica que todos os trabalhos de contenção de erosão e requalificação dos leitos dos córregos existentes no Distrito Federal só podem ser executados neste período de estiagem, visto que, nessas operações são utilizados maquinários pesados como retroescavadeiras e caminhões, e o solo encharcado não suportaria tal peso.

“Estamos correndo contra o tempo para recuperar todas as áreas de risco com erosão identificadas pela Defesa Civil. São ações que demandam tempo, por isso, no primeiro momento, priorizamos as áreas urbanizadas, que colocavam casas e vidas em risco. Agora partimos para as vias rurais  e pontes”, explicou Márcio Costa.

No Córrego do Urubu, onde a erosão possui  aproximadamente 100 metros de extensão e 10 metros de profundidade, estão sendo utilizados uma escavadeira e cinco caminhões para o transporte de terra vegetal e pedra matacão, materiais utilizados na contenção. A expectativa é que sejam necessários 2.600 metros cúbicos de terraplanagem no local. A obra deverá ser entregue até o dia 31 de julho.

* Com informações da Novacap