Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/21 às 9h30 - Atualizado em 2/07/21 às 9h30

Manutenção de 15 km de vias de terra no Sol Nascente/Pôr do Sol

COMPARTILHAR

Equipes recuperaram ruas sem asfalto tanto na área urbana quanto na área rural da cidade

 

Há cerca de dois anos, o Sol Nascente e o Pôr do Sol foram desmembrados de Ceilândia e, juntos, se transformaram em uma região administrativa. A cidade, onde vivem quase 90 mil pessoas, passou a receber atenção especial do Governo do Distrito Federal. Na semana passada, o GDF Presente passou cinco dias na região e fez uma série de ações de manutenção para melhorar a qualidade de vida da população.

 

O RCC é fabricado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e doado para a recuperação de vias não pavimentadas | Foto: Divulgação/GDF Presente

A principal delas é melhorar a trafegabilidade dos motoristas e pedestres, já que nem todas as ruas da RA são asfaltadas. Os caminhões do Polo Oeste transportaram 1,1 mil toneladas de restos de construção civil, o chamado RCC, da Unidade de Recolhimento de Entulhos (URE) da Estrutural para o pátio de obras da administração regional. O RCC é fabricado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e doado para a recuperação de vias não pavimentadas.

Segundo o coordenador do Polo Oeste, Devanir Martins, metade do material foi guardado no pátio de obras da administração para ser usado posteriormente em trabalhos feitos com equipamentos próprios da administração; a outra metade foi aplicada na recuperação de 7 km de ruas sem asfalto na área urbana. “Colocamos o material nas ruas do Pôr do Sol, abaixo da feira do produtor, e no Sol Nascente, no trecho III, uma região também conhecida como Cachoeirinha”, conta.

O administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, conta que, enquanto as obras definitivas não são feitas, o órgão trabalha diariamente para deixar as ruas em boas condições para o trânsito de veículos. “Enquanto o asfalto não vem, fazemos terraplanagem nas ruas de terra todos os dias para dar mobilidade aos moradores”, afirma.

 

GDF Presente também ajudou na construção de 20 lombadas em ruas com asfalto no trecho III do Sol Nascente | Foto:

As máquinas do Polo também foram usadas na recuperação de pontos críticos de estradas de terra no caminho do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Boa Esperança em um trecho de aproximadamente 8 km. Em apoio à administração regional, o GDF Presente também ajudou na construção de 20 lombadas em ruas com asfalto no trecho III do Sol Nascente. A ação, que vai dar mais segurança ao trânsito da região, usou 40 toneladas de massa asfáltica.