Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/21 às 7h57 - Atualizado em 23/03/21 às 7h58

Mais 5 km de ruas no Jardim Botânico passam por manutenção

COMPARTILHAR

Ação beneficia diretamente cerca de 15 mil pessoas. Equipes também recolheram aproximadamente 75 toneladas de entulho na região

 

No Setor Habitacional Tororó, uma rua de cerca de 900 metros que passa ao lado do Parque Ecológico Tororó recebeu manutenção| Foto: GDF Presente

 

O trabalho acontece quase simultaneamente: logo depois que as chuvas castigam o Distrito Federal, o GDF Presente trabalha para recuperar as cidades e diminuir os impactos no dia-a-dia da população. No Jardim Botânico, o esforço foi para recuperar cerca de cinco quilômetros de vias não pavimentadas nos bairros Itaipu, João Cândido e no Setor Habitacional Tororó, o que melhorou a rotina de mais de 15 mil pessoas.

 

As máquinas do Polo Leste fizeram terraplanagem nas ruas e compactaram, junto com a terra, restos de material de construção civil (RCC) reciclados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para aumentar a qualidade do serviço e melhorar o acabamento. “As estradas foram danificadas pelas chuvas. Tinha pequenas erosões no meio da rua”, explica o coordenador regional do Polo Leste, Júnior Carvalho.

 

Ao todo, foram utilizadas na terraplanagem quase 200 toneladas de RCC doadas pelo SLU e transportadas pelos caminhões do Polo Leste. No bairro João Cândido, as ruas 18 e 19 receberam melhorias, enquanto dois quilômetros de vias sem asfalto foram recuperadas no bairro Itaipu. No Setor Habitacional Tororó, uma rua de cerca de 900 metros que passa ao lado do Parque Ecológico Tororó recebeu manutenção.

 

Uma operação de prevenção à dengue, com objetivo de evitar o acúmulo de água parada, retirou 15 toneladas de entulhos no Jardim Botânico III | Foto: GDF Presente

 

Demanda da população

“Essa rua é usada para o acesso a três condomínios. Praticamente todos os moradores necessariamente precisam passar por ela para entrar e sair do setor habitacional”, afirma o administrador do Jardim Botânico, Antônio de Pádua. Segundo ele, tem chovido muito na região, o que estraga a manutenção constantemente feita nas estradas de terra.

 

Pádua diz que os reparos foram solicitados pela comunidade e registrados, principalmente, via Ouvidoria. “A gente sempre dá prioridade a essas demandas. Quando recebemos o auxílio do GDF Presente, já colocamos no cronograma de ações porque o programa tem mais máquinas que a administração”, diz.

 

O GDF Presente também trabalhou na limpeza do Jardim Botânico. Uma operação de prevenção à dengue, com objetivo de evitar o acúmulo de água parada, retirou 15 toneladas de entulhos no Jardim Botânico III. As equipes também recolheram 60 toneladas de entulhos em transbordos irregulares no Bairro Itaipu. Nos Jardins Mangueiral, inservíveis e lixo verde foram retirados das ruas.

 

GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: RENATA LU