Governo do Distrito Federal
21/03/22 às 15h28 - Atualizado em 21/03/22 às 15h28

Inscrições abertas para mestrado em Ciências para a Saúde

São dois cursos, com total de 20 vagas, ofertados pela Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs); a inscrição é gratuita

Uma boa notícia para quem é da área da saúde e trabalha para o Serviço Unificado de Saúde, o SUS. A partir desta segunda-feira (21), estão abertas inscrições gratuitas de dois processos seletivos para mestrado profissional em Ciências para a Saúde. Em cada edital são oferecidas dez vagas.

Os dois mestrados terão duração de 24 meses | Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde

Os cursos são ofertados pela Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). As inscrições podem ser feitas até 4 de abril por meio de link disponibilizado no endereço: https://www.fepecs.edu.br/escs-em-andamento/. Os dois mestrados terão duração de 24 meses, nos horários diurno e noturno.

O Edital n° 3/2022 oferta dez vagas para mestrado em Ciências para a Saúde, nas linhas de pesquisa de Qualidade na Assistência à Saúde da Mulher e de Qualidade na Assistência à Saúde do Adulto. O Edital n° 04/2022 selecionará dez candidatos com formação em enfermagem para desenvolver pesquisas relacionadas ao projeto “Apoio à pesquisa nas dimensões da assistência, da gestão e da tecnologia em saúde para a segurança e qualidade do processo de trabalho da enfermagem”.

No primeiro edital, pode candidatar-se quem possui diploma de graduação na área da saúde e/ou afins, de bacharelado ou licenciatura, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já o Edital nº 4 é aberto a portadores de diploma de graduação em enfermagem, emitido por instituição de ensino superior  reconhecida pelo MEC. Nos dois casos, a aceitação de diplomas expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras depende de sua revalidação nos termos da legislação brasileira.

Em ambos os editais, as vagas são exclusivas para quem comprovar vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal ou em instituições filantrópicas que prestam serviços ao SUS.

O Edital nº 4 é resultado do Acordo de Cooperação Técnica nº 30/2016, celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ele custeia projetos e programas de pós-graduação na modalidade profissional stricto sensu, na área de enfermagem, para formação e qualificação de profissionais da área.

Agência Brasília* | Edição: Renata Lu