Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/21 às 18h00 - Atualizado em 12/05/21 às 18h00

Inaugurado Complexo Viário Governador Roriz

COMPARTILHAR

Conjunto de 23 viadutos, 4 pontes e investimento de R$ 220 milhões beneficia 100 mil motoristas/dia; nova estrutura reduz tempo de viagem em até 55%

 

 

A inauguração do Complexo Viário Governador Roriz, nesta quarta-feira (12), foi um marco histórico para o DF. O conjunto de pontes e viadutos que formam a Ligação Torto-Colorado e o Trevo de Triagem Norte homenageia o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Domingos Roriz, conhecido por ser um grande executor de obras. Em todos os discursos e conversas, não houve uma pessoa sequer que deixasse de lembrar o ex-gestor.

 

A cerimônia reuniu familiares e amigos do político falecido em 2018, além de membros do atual governo, responsáveis por fazer a obra ser adiantada e finalizada em dois anos de gestão, enquanto os trabalhos estavam previstos para se alongar por mais dois anos.

 

O governador Ibaneis Rocha citou a importância de Roriz ao comentar a inauguração do complexo viário. “Governar o DF é uma missão que nos alegra muito e nos deixa felizes todos os dias”, disse. “Fazer política como nós estamos fazendo, como a senhora [referindo-se a Maria de Lourdes Abadia] e o Roriz fizeram, é transformar a vida dos outros pelo nosso trabalho. Quando cheguei ao governo, a expectativa de entrega dessa obra era muito distante, para depois do meu mandato. Nós apertamos as empresas, apertamos o financiamento e conseguimos entregar na data de hoje, com dois anos de antecipação.”

 

Weslian Roriz agradece ao governador Ibaneis Rocha a homenagem feita pelo GDF ao ex-governador | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Ao citar mais de 200 obras de infraestrutura em andamento, Ibaneis Rocha ressaltou: “O DF não precisa viver no atraso e no abandono. Pode ser uma cidade que tem futuro – futuro que foi plantado por JK [Juscelino Kubitschek], regado por Roriz e todas as lideranças que o acompanharam”.

 

Obra concluída: empreendimento, que gerou 770 empregos, representa uma evolução para todo o DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

 

As homenagens a um dos principais nomes da política do DF fazem jus à grandiosidade da obra. São 28 km de vias, 14 km de ciclovias, 23 viadutos e quatro pontes, 770 empregos gerados e investimento de R$ 220 milhões originários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Agência de Desenvolvimento (Terracap). A obra beneficia mais de 100 mil motoristas e representa uma redução de mais de 55% no volume de trânsito.

 

Para a viúva de Joaquim Roriz, Weslian Roriz, a homenagem é grandiosa. “Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por ter reconhecido que o meu marido trabalhou muito por Brasília”, declarou. “Ele era um apaixonado por fazer obras. O Complexo Viário ficou muito bonito e faz jus ao nome dele”.

 

Ex-vice-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia relembrou os tempos de atuação com Roriz: “Me sinto emocionada de ter sido companheira de luta de Roriz, uma pessoa que o povo não esquece. Construir pontes é melhor do que destruí-las; e construí-las, governador Ibaneis, o senhor tem feito muito bem. O senhor foi muito feliz em prestar essa homenagem sincera ao governador Roriz”.

 

Qualidade de vida

Diretor-geral do DER-DF – órgão responsável pela grandiosa obra –, Fauzi Nacfur Júnior lembrou da economia de tempo no trânsito que os moradores passam a ter com o complexo totalmente liberado. “É uma obra de dimensão que a cidade merece; e, com isso, o governador Ibaneis Rocha melhora muito a vida da cidade na Saída Norte”, pontuou. “A gente reduz o tempo no trânsito e traz qualidade de vida aos moradores.”

 

Já o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, avaliou o desenvolvimento da região e lembrou que o conjunto de viadutos e pontes atendem ao crescimento urbano. “Brasília, no passado, sempre investiu na parte sul, sudeste da cidade, e deixou muito esquecida a parte norte”, disse. “Esse complexo viário vem para corrigir isso. A gente sabe que essa área é de pleno desenvolvimento, com muitos condomínios e outros que estão por vir, então é perfeita a mobilidade que foi colocada aqui”.

 

A via de passagem que representa a última obra da Ligação Torto-Colorado, onde ocorreu a cerimônia, recebeu o nome de um servidor do DER-DF: Viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, falecido em agosto de 2020, vítima das complicações causadas pela covid-19. A esposa de Antônio, Maria Isabel de Jesus Gomes, esteve no evento para representar a família do homenageado.

 

Confira, a seguir, as obras em andamento ou a serem feitas, citadas pelo governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do Complexo Viário Governador Roriz.

Construção da segunda entrada de Sobradinho
Viaduto que vai interligar a entrada de Planaltina e de Brasilinha
Sete unidades de pronto atendimento (UPAs) em construção
Hospital modular do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), com 102 leitos, a ser entregue em dez dias
Viaduto do Recanto das Emas em construção
Liberação, em breve, da licitação do viaduto do Riacho Fundo
Liberação, também em breve, da licitação do viaduto do Itapoã/Paranoá
Duplicação da DF-250
Reforma da Avenida Principal do Paranoá
Feira do Itapoã.

 

IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO