Governo do Distrito Federal
4/05/22 às 18h57 - Atualizado em 4/05/22 às 18h57

Hospital São Vicente de Paulo recebe 95 novas camas

Aquisição permite a reabertura dos leitos de enfermaria que estavam bloqueados por avaria no mobiliário

Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), especializado no atendimento na área de saúde mental, recebeu 95 novas camas para proporcionar melhor conforto aos pacientes. Com isso, os 12 leitos da enfermaria que estavam bloqueados devido a avarias nas camas foram desbloqueados na segunda-feira (2). “Isso traz mais segurança e facilita a higienização dos mobiliários”, comenta a diretora de assistência à saúde do HSVP, Inez Ortega.

A aquisição foi feita por meio de processo de compra e vai permitir a melhora no fluxo de pacientes que necessitem de atendimento psiquiátrico. “Percebemos o aumento da procura desse público, principalmente na pandemia, seja aqui no hospital ou nas unidades de pronto-socorro, como UPAs e hospitais gerais”, destaca Inez.

O diretor do HSVP, Paulo Porto, ressalta que, com a chegada das novas camas, os 42 leitos de enfermaria estão aptos a receber pacientes. “Era uma situação aguardada por nós, pois as camas antigas não permitiam mais alocar os pacientes que chegavam. Agora estamos com todos os leitos da enfermaria em funcionamento”, afirma.

Das 95 camas recebidas, 83 substituíram as que estavam antigas e as demais serão usadas em eventuais trocas e manutenções | Foto: Tony Winston/Agência Saúde DF

Além das camas para enfermaria, foram substituídos os mobiliários das demais unidades do hospital. “Das 95 que chegaram, 83 foram utilizadas para repor as que estavam antigas e as demais ficam na retaguarda para eventuais trocas e manutenções”, explica a diretora de assistência à saúde.

A emergência do hospital funciona em esquema de porta aberta, 24 horas por dia. O atendimento é voltado para adultos, a partir de 18 anos, para casos de urgência e emergência em saúde mental. O ambulatório e a parte administrativa atendem de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Para atendimento ambulatorial, é necessário o encaminhamento de outras unidades da rede. A marcação de consultas é feita de forma presencial no ambulatório. No pronto-socorro, o atendimento é para pessoas acima de 18 anos. A internação é para 18 anos até 59 anos 11 meses e 29 dias.

O HSVP fica localizado na QSC 01, Área Especial, Setor C Sul, Taguatinga Sul.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF