Governo do Distrito Federal
12/01/23 às 9h42 - Atualizado em 12/01/23 às 9h42

Hospital de Santa Maria recebe 13 novas máquinas para hemodiálise

Unidade de saúde faz 600 procedimentos do tipo mensalmente; equipamentos já estão em funcionamento

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Seiscentos procedimentos de hemodiálise são realizados mensalmente no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Agora, a unidade de saúde teve a continuidade desse serviço fundamental assegurada graças à aquisição de 13 novas máquinas.

As 13 novas máquinas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar | Foto: Alessandro Praciano/IgesDF

A chefe do serviço de Nefrologia do HRSM, Núbia Moreira, explica a importância dos equipamentos, adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada distrital Arlete Sampaio. “Essas 13 novas máquinas substituíram máquinas já obsoletas, com mais de dez anos de uso e que demandavam muita manutenção. Hoje a equipe aumentou sua capacidade produtiva com a chegada do novo maquinário, o que é muito bom para a população que precisa do serviço”, explicou a médica.

A presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Mariela Souza de Jesus, esteve no hospital para acompanhar a utilização dos equipamentos. “É gratificante ver a população sendo atendida com excelência, como pude ver hoje in loco. Os cidadãos merecem esse tratamento, ainda mais aqueles que sofrem com doenças crônicas e que dependem diretamente do SUS”, afirmou.

*Com informações do IgesDF