Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/11/23 às 15h18 - Atualizado em 21/11/23 às 15h18

Guará recebe oficina participativa do Plano de Ordenamento Territorial

O encontro será nesta quinta-feira (23) e aberto ao público; objetivo é ouvir as contribuições da população, que serão analisadas e consideradas para o novo texto da lei que orienta o desenvolvimento do DF

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

 

Os moradores do Guará terão a chance de dar sugestões para melhorar o desenvolvimento da região. A 46ª oficina participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) ocorre nesta quinta-feira (23), às 19h, no Centro Educacional (CED) 01 do Guará, localizado nas Entrequadras 34/36 Conjunto F, no Guará II.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF), o evento tem como objetivo ouvir as contribuições da população, que serão analisadas e consideradas no novo texto do Pdot, lei que orienta o desenvolvimento do Distrito Federal e é revisada a cada dez anos.

A participação da sociedade na elaboração dessa lei é essencial, conforme explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, preservação ambiental e regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, pontua.

A líder comunitária do Guará, Zuleika Lopes, ressalta a importância da participação da população e destaca a necessidade de ampla divulgação da oficina. Segundo ela, é crucial que as pessoas compreendam plenamente o que é o Plano Diretor, a fim de participarem ativamente do desenvolvimento da região. “Precisamos de mais qualidade de vida, como investimentos em nossos parques, iluminação pública e mais calçadas. Que esta revisão venha pautada por maiores e melhores preocupações com o nosso meio ambiente. Uma cidade precisa de pessoas saudáveis e alegres”, comenta.

Se você também deseja participar ativamente das melhorias em sua região, a oficina é uma excelente oportunidade. Além disso, ela será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, independentemente da faixa etária e gênero, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Basta comparecer nas datas e horários marcados.

Este ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

A Seduh também tem recebido as contribuições da população para a revisão do Pdot por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link. Para obter mais informações, acesse o site do Pdot.

Serviço
46ª oficina participativa para a revisão do Pdot
Data: 23/11 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: CED 01 do Guará, nas Entrequadras 34/36 Conjunto F, Guará II
Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh

Próximas oficinas
→ 25/11 (sábado), às 9h, para a Região Administrativa de São Sebastião
→ 28/11 (terça-feira), às 19h, para segmento de Igualdade Racial
→ 2/12 (sábado), às 9h, para a Região Administrativa de Arapoanga
→ 5/12 (terça-feira), às 19h, para a Região Administrativa do Jardim Botânico.

*Com informações da Seduh-DF