Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/04/24 às 14h23 - Atualizado em 22/04/24 às 14h27

GDF avança em reuniões com representantes dos feirantes em busca de melhorias para o setor

 

Reunião com a secretaria de Governo tratou de pautas reivindicadas pelos trabalhadores das feiras

 

 

 

A Secretaria de Governo do DF reuniu-se, nesta segunda-feira (22), com representantes do Sindicato dos Feirantes e das associações das feiras permanentes para tratar de demandas apresentadas ao governo pelo segmento que envolve aproximadamente 25 mil trabalhadores.

A reunião debateu pautas como a representatividade das associações e a gestão das feiras, o pagamento da taxa de rateio e do preço público, licitações de bancas, atualização da legislação, relação das associações com o sindicato da categoria e energia.

De acordo com o secretário adjunto de Governo, foi um encontro de alinhamento das demandas da categoria com as ações de governo. “Nós queremos as feiras funcionando bem, dentro da legalidade, os feirantes trabalhando satisfeitos, com as feiras em boas condições e oferecendo boa estrutura para o trabalho. Nós temos que olhar para frente e iremos em quantas feiras forem necessárias para entender as necessidades. Vamos estar juntos”, disse o gestor.

Lemos pontuou a necessidade de fortalecimento do sindicato de feirantes por parte das associações e de seus associados. “Hoje eu faço a vocês um convite, fortaleçam a direção do sindicato. Vamos continuar nosso trabalho, com reuniões para dar continuidade nos temas apresentados ao governo pelos feirantes e associações. Nossa proposta é que vocês validem as propostas que estamos elaborando para cada pauta a ser resolvida. Todos os problemas nós vamos enfrentar. Nós vamos avançar com as pautas que são de interesse de todos. O sindicato vai apresentar as pautas e nós vamos buscar a solução”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal, Francisco Valdenir Machado Elias, avaliou a reunião como positiva para conectar a atuação do governo com as entidades representativas. “Cada um puxava para o seu lado e estava desencontrado. Saiu todo mundo alinhado, governo, sindicato e associações”, disse.
Entre as principais pautas dos feirantes, o presidente listou a viabilidade de o sindicato participar da comissão de licitação e que as associações façam parte do processo de cadastramento dos boxes que estão fechados com a finalidade de serem licitados.