Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/21 às 17h12 - Atualizado em 22/04/21 às 17h12

Força de trabalho se concentra no Trecho III do Sol Nascente/Pôr do Sol

COMPARTILHAR

Equipes fazem serviços de manutenção de vias asfaltadas e de terra, recolhimento de lixo, limpeza de bueiros e construção de quebra-molas

 

Ação do GDF foi elogiada na região administrativa por ter sido desenvolvida mesmo diante dos contratempos causados pela pandemia | Foto: Divulgação/GDF Presente

 

A região administrativa de Sol Nascente/Pôr do Sol recebeu, nesta semana, equipes do GDF Presente para uma série de serviços de manutenção e limpeza em vias públicas e terrenos. Os trabalhadores se concentraram no Trecho III, com a recuperação e terraplanagem de 8 km de vias em área urbana e 4,5 km em área rural.

 

A melhoria das condições das vias da localidade é uma antiga reivindicação dos moradores. Aos poucos, as máquinas e materiais tomaram conta das estradas, e antigas ruas de terra batida ganham asfalto. Na QCS 02, no Trecho II, muitas ruas já foram asfaltadas. A próxima etapa dos trabalhos inclui o asfaltamento da via principal da quadra.

 

Somente no Trecho III foram utilizadas 31 toneladas de massa asfáltica para a conclusão do trabalho nas vias, o que vai facilitar o deslocamento dos moradores na área. A atuação das equipes na área se estendeu para atender outras necessidades dos moradores, a exemplo do serviço de desobstrução e limpeza de 50 bocas de lobo e construção de cinco quebra-molas, além de colocação de placas de sinalização de lixo e de boas-vindas.

 

O SLU recolheu 2 mil toneladas de entulhos e 300 pneus nos três trechos da região administrativa | Foto: Divulgação/GDF Presente

 

Bombeiros e creche

Foram feitas também atividades de limpeza dos terrenos que vão abrigar as futuras instalações do quartel do 42º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do DF e de uma creche da Secretaria de Educação. “O SLU [Serviço de Limpeza Urbana] recolheu 2 mil toneladas de entulhos e 300 pneus nos três trechos do Sol Nascente”, atesta o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Devanir Martins.

 

“Mesmo com a pandemia, essa é uma resposta muito rápida do governo para um setor que é muito grande e tem diversos problemas. Assim que a chuva deu uma parada, as máquinas e os homens chegaram aqui para fazer as obras. A comunidade local está feliz da vida”, afirma Edson Batista, morador do Sol Nascente/Pôr do Sol.

 

Segundo o administrador regional, Cláudio Ferreira, o polo do GDF Presente já trouxe muitos benefícios para os cidadãos. “São obras bastante aguardadas e que trazem muitas melhorias para a comunidade”, afirma.

 

As obras foram feitas com recursos financeiros da Administração Regional. Já o Polo Oeste foi responsável pelo material, maquinário e pessoal. O trabalho foi realizado em parceria com Novacap, SLU, Secretaria de Governo e empresas terceirizadas. Participaram das ações sentenciados que trabalham sob a supervisão da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

 

MARLENE GOMES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM