Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/24 às 11h19 - Atualizado em 16/05/24 às 11h20

Exporide apresenta ações para o desenvolvimento do Entorno

Com fomento do GDF, evento, aberto nesta quarta (15), tem palestras e exposições de pesquisas e projetos elaborados em 12 municípios da área metropolitana de Brasília

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Começou nesta quarta-feira (15) em Brasília a primeira edição do Exporide, evento que apresenta conferência com palestras, pesquisas e estandes para desenvolver e apresentar ações de fortalecimento de políticas públicas em 12 municípios da Área Metropolitana de Brasília (Amab). Serão dois dias de programação gratuita no Clube do Congresso, no Setor de Clubes Sul. Participam representantes de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

 

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, falou sobre a importância do encontro: “Queremos valorizar essa integração com desenvolvimento tecnológico e inovação” | Foto: Romulo Gomes/Segov

 

O encontro integra as ações finais da primeira etapa do Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da Ride-DF e Entorno, lançado em novembro do ano passado no Palácio do Buriti. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), responsável pela concepção do projeto.

Políticas integradas

“Nossa ideia é não só incentivar, mas financiar os trabalhos nos 12 municípios que compõem a Ride”, declarou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, que representou o governador Ibaneis Rocha na abertura do evento. “Queremos valorizar essa integração com desenvolvimento tecnológico e inovação para aumentar o acesso e a qualidade de vida das pessoas com emprego, renda e políticas públicas integradas, porque existe essa simbiose entre o DF e esses municípios.”

José Humberto lembrou ainda que o governo tem feito uma série de investimentos visando à qualidade de vida dos moradores dos dois estados, como as obras de infraestrutura viária: “Nós acabamos de terminar a pavimentação da DF-285 e vamos complementar até a divisa com Minas Gerais, para beneficiar os produtores daquela região. Ainda ontem [terça, 14], estivemos em Santo Antônio do Descoberto e o governador anunciou o projeto de duplicação da DF-280. Também temos conversado com o prefeito de Planaltina de Goiás para integrar duas pistas que dão acesso à cidade. Estamos falando de cidades que conectam diariamente moradores de Brasília a Goiás e vice-versa”.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior, reforçou que, ao incentivar o Exporide, o GDF auxilia no desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília, que tem a peculiaridade de dividir territórios com o estado de Goiás. “Essa entrega é parte fundamental do propósito da FAPDF de criar desenvolvimento por meio de tecnologia e inovação”, avaliou. “Esse é um fato marcante para a integração do DF e dos municípios da região metropolitana”.

Soluções para as cidades

Representando o presidente da Codese-DF, o integrante do Conselho Deliberativo Paulo Roberto de Morais Muniz explicou que a primeira edição da Exporide celebra as ações iniciadas no ano passado e desenvolvidas até março deste ano. “Realizamos uma série de atividades essenciais, incluindo a avaliação dos municípios a partir de indicadores, como meio ambiente, economia e aspectos socioeconômicos”, afirmou. “Capacitamos servidores públicos, empresários e membros do terceiro setor. Tivemos mais de mil inscritos nos hackathons. Esse evento representa o ápice desse programa, onde poderemos compartilhar os aprendizados. Nada disso seria possível sem o apoio do GDF”.

Entre os resultados do programa estão 48 projetos desenvolvidos nos 12 municípios durante as maratonas de hackathons entre novembro de 2023 e março deste ano. Destacam-se rotas turísticas, incentivos a empreendedores locais e ações de sustentabilidade. O GDF, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da FAPDF, incentivará alguns dos projetos inscritos.

Projetos

“Tenho certeza de que vamos financiar parte desses projetos na próxima fase, fortalecendo os ecossistemas de inovação”, ressaltou o titular da Secti, Leonardo Reisman. “Esse projeto reflete a história de Brasília, quando o JK decidiu mover a capital para o Distrito Federal demandando a força de trabalho desses municípios que já existiam. É um retorno dessa gratidão com tecnologia e inovação”.

 

A gestora ambiental Rose Teles, de Padre Bernardo (GO), destacou a proposta de integração do Exporide: “É um evento importantíssimo, porque traz condições de melhorias para o nosso município, que está pertinho de Brasília – são só 100 km de distância” | Foto: Adriana Izel/Agência Brasília

 

A gestora ambiental Rose Teles está entre as idealizadoras do projeto Plantando Ideias, Alimentando Vidas, apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente de Padre Bernardo. A proposta visa à instalação de composteiras em espaços públicos incentivando a população a destinar corretamente os resíduos orgânicos.

“Foi um sonho para a gente ter tido o projeto selecionado para o Exporide”, disse. “Seria muito interessante para o nosso município, porque pode auxiliar na geração de renda e emprego. É um evento importantíssimo, porque traz condições de melhorias para o nosso município, que está pertinho de Brasília – são só 100 km de distância. Então, se houver esse apoio e interligação, será bom para todos.”

O Exporide conta com fomento da Secti-DF e FAPDF, além de patrocínio do BRB, da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).

Veja, abaixo, a continuação da programação do encontro, que, nesta quarta-feira, já teve palestras e painéis.

 Quinta-feira (16)

→ 9h – Painel: “Experiências e análises da 1ª fase do programa Exporide”. Participantes: coordenadores do projeto Exporide – Marciele Berger, Ivelise Longhi, Alessandra Soares, Jorge Henrique Fernandes, Magda Fernanda Fernandes e Mauricio de Souza

→ 10h – Palestra: “Inovação e convergência para cidades mais inteligentes”. Apresentação: Professor Hélio L. Costa, PhD

→ 10h30 – Painel: “Inovação e convergência para cidades mais inteligentes”. Participantes: Prof. Hélio L Costa, PhD; Vagner de Carvalho Costa, coordenador-geral do Ministério das Cidades, e Eduardo Fayet, vice-presidente da Abrig

→ 11h – Palestra: “Brasília e Entorno Metropolitano: integrar para desenvolver”. Apresentação: Ivelise Longhi, líder do Eixo de Desenvolvimento Urbano do Codese-DF

→ 14h – Painel: “O crescimento urbano da área metropolitana de Brasília entre 2010-2023 – dados do Censo 2022 e os desafios para o planejamento urbano”. Participação de Anamaria de Aragão, coordenadora de Estudos Territoriais do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF)

→ 14h30 – Palestra “O transporte público coletivo Ride/DF e seus desafios”. Apresentação: Professora Maria Rosa Ravelli, do Codese-DF

→ 15h – Palestra: “Pdot DF e sua influência na Área Metropolitana de Brasília”. Apresentação: Janaína Domingos Vieira, secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh)

→ 15h30 – Palestra: “Geoprocessamento – uma ferramenta importante para formulação de políticas públicas”. Apresentação: Litz Mary lima Bainy, chefe da Unidade de Geoinformações da Seduh

→ 16h – Palestra: “A Importância do planejamento e os desafios enfrentados no município”. Apresentação: Nikaelle Moraes de Oliveira, secretária municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Habitação de Cidade Ocidental (GO)

→ 17h – Palestra: “Governança pública”. Apresentação: Cristiane Nardes Farinon, do Instituto de Governança e Compliance Pública (IGCP)

→ 17h30 – Painel: “Governança pública”. Participantes: Cristiane Nardes Farinon, do Instituto de Governança e Compliance Pública (IGCP); Walter Marinho, coordenador do Comitê de Inovação da Rede Governança Brasil; Paulo Alves, presidente da Companhia Brasileira de Governança, e Marcilio Alisson Fonseca de Almeida, prefeito de Arinos (MG)

→ 18h – Oficialização da criação do Codese município de Cocalzinho de Goiás (GO)

→ 18h30 – Encerramento.