Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/03/24 às 12h09 - Atualizado em 20/03/24 às 12h09

Encontro empresarial debate oportunidades econômicas em Taguatinga

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, reuniu-se nesta terça-feira (19) e recebeu demandas de empresários e moradores da cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Empresários e profissionais liberais de Taguatinga participaram, nesta terça-feira (19), do encontro “Transformando desafios em oportunidades”. Junto a gestores do Governo do Distrito Federal, o grupo falou do crescimento da cidade, das realizações que o governo tem feito na região e da necessidade de melhoria da infraestrutura urbana.

 

Empresários e profissionais liberais de Taguatinga se reuniram com gestores do GDF para debater o desenvolvimento da região administrativa | Fotos: Divulgação/ Segov

 

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, falou da importância de Taguatinga para o Distrito Federal e da força empresarial da cidade. “Aqui é uma máquina de fazer empresas, uma máquina de construir empresários e uma máquina de construir cidadão. A cidade foi crescendo, foi virando essa metrópole, grandes empresários de Brasília saíram daqui”, disse o secretário.

O gestor deu ênfase aos investimentos do GDF em todo o Distrito Federal para atender as necessidades da comunidades. “Nós temos investido no DF. Nos primeiros quatro anos da gestão Ibaneis, nós investimos R$ 8 bilhões em todas as regiões administrativas. São 3.800 obras. Estamos com planejamento de mais R$ 10 bilhões para esses quatro anos”, pontuou.

Acerca das solicitações apresentadas por melhorias na área de zeladoria e obras públicas, José Humberto disse: “Todas as pautas apresentadas são mais do que justas, os investimentos que estão sendo feitos são pesadíssimos. Temos orgulho de ter aqui a maior obra viária que foi construída nesses últimos anos no Brasil, que é o nosso Túnel Rei Pelé. Vamos olhar com carinho, olhar com todo cuidado”. O secretário informou ainda que o governo trabalha para equalizar as diferenças entre as áreas sul e norte da cidade, de forma a permitir igual desenvolvimento.

Justo Magalhães Moraes, empresário do ramo de confecção há mais de 60 anos em Taguatinga, foi um dos participantes do encontro. De acordo com ele, o GDF tem investido em obras fundamentais, mas é necessário voltar os olhos para pontos específicos como a mobilidade urbana e melhorias para o Pistão Sul.

“Sabemos da grandiosidade das obras que estão sendo feitas por todo o Distrito Federal, são investimentos altíssimos. Mas existem algumas prioridades e Taguatinga é a maior delas, porque é a cidade mais antiga. Sempre foi a força motora do desenvolvimento do Distrito Federal. Precisamos ter um olhar maior por parte do governo”, ponderou o empresário.

Para Sebastião Maluf, médico e empresário do ramo hospitalar, o encontro serviu para juntar forças empresariais em prol da cidade, com a gestão pública fazendo um papel fundamental nesse desenvolvimento.

“Trazer representantes do governo para ouvir a comunidade, fortalece o propósito do governador Ibaneis Rocha, permitindo uma gestão descomplicada, simples e próxima da sociedade. Sem dúvida, as cidades melhoram quando a gestão pública atua, mas há a necessidade de mais ações de zeladoria e investimentos de infraestrutura. É notada a atuação do administrador na nossa cidade. São muitas as melhorias que tivemos aqui, próximas ao hospital. Penso que governo, administração e empresariado fazem a diferença na sociedade quando se unem para desenvolver as empresas e as cidades, trazendo serviços melhores para a sociedade”, disse.

 

Encontro permitiu colher novas opiniões que poderão ser efetivadas em políticas públicas para melhorar a vida do empresariado e da população de Taguatinga

 

O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, afirmou que a cidade está recebendo mais recursos na gestão de Ibaneis Rocha e a ideia do encontro foi apresentar as ações feitas pelo GDF nos últimos anos, além de colher novas opiniões que possam ser efetivadas em políticas públicas para melhorar a vida do empresariado e da população.

Andrade destacou a força econômica da cidade e os investimentos feitos pela atual gestão. “Taguatinga é a cidade que mais tem empreendedores no Distrito Federal. É a nossa capital econômica, são 28 mil CNPJs ativos. Só em 2023, foram abertas seis mil novas empresas na nossa cidade, foram gerados 62 mil novos empregos com carteira assinada, o que demonstra que estão olhando aquilo que estamos fazendo. Taguatinga receberá uma nova cara e logo os frutos vão começar a aparecer. Tudo o que foi apresentado aqui hoje está no nosso radar e será feito”, disse.

O encontro foi realizado no auditório Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa e contou com a presença do presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis, além de outros gestores.

 

*Com informações da Secretaria de Governo