Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/10/23 às 14h48 - Atualizado em 3/10/23 às 14h48

Dia D da campanha Vem Brincar Comigo recebe brinquedos em drive-thru

Até 10 de outubro, GDF vai arrecadar doações para crianças em situação de vulnerabilidade. Saiba como participar

Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Em sua quarta edição e na reta final para doações até 10 de outubro, a campanha Vem Brincar Comigo recebeu brinquedos em sistema drive-thru no Palácio do Buriti nesta terça-feira (3). O governador Ibaneis Rocha e a idealizadora da ação, a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, estiveram no local para incentivar a campanha.

“Quando a gente fala da importância de um brinquedo não é simplesmente a criança brincar, é desenvolver a capacidade emocional, as relações interpessoais entre as crianças, a capacidade cognitiva”, diz a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Todas as doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal. O gesto é uma forma de fortalecer a comunidade e garantir que milhares de crianças tenham a oportunidade de sorrir e brincar. Na edição mais recente, em 2021, a campanha angariou 16 mil brinquedos.

“Esse gesto, por mais simbólico que ele possa ser, tem um significado muito grande na vida das crianças do DF que serão alcançadas com essa alegria de poder receber, no Dia das Crianças, um presente, um brinquedo, por mais simples que seja. Muitas vezes, essa contribuição vai ser o único presente que eles vão receber ao longo do ano”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Segundo a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, a campanha Vem Brincar Comigo tem um grande alcance por envolver a sociedade civil e o Poder Público que, juntos, podem atender mais pessoas. Além disso, ela destaca o valor de um brinquedo para uma criança.

“Quando a gente fala da importância de um brinquedo não é simplesmente a criança brincar, é desenvolver a capacidade emocional, as relações interpessoais entre as crianças, a capacidade cognitiva. Todo o desenvolvimento do intelecto de uma criança é através de uma brincadeira, por meio de um brinquedo. Então, é fundamental, principalmente na primeira infância, de zero aos seis anos de idade. Estou muito feliz de poder ver essa interação e trazer a sociedade realmente para participar ativamente de grandes entregas para quem mais precisa”, afirma.

A vice-governadora Celina Leão também compareceu ao evento e elogiou a iniciativa. “Essa campanha é uma oportunidade de o terceiro setor nos ajudar, dos empresários ajudarem, da população participar. A primeira-dama tem engajado e isso mostra que nosso governo tem um olhar atento para a área social”, pontuou.

Como participar

Para participar, basta doar brinquedos usados em perfeito estado de funcionamento, ou novos, em algum dos seguintes pontos: Palácio do Buriti, órgãos do GDF, administrações regionais e nos batalhões da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Recomenda-se que os brinquedos usados sejam higienizados com álcool 70% e colocados em um saco plástico transparente. Já os brinquedos novos podem ser doados em seus próprios pacotes.

Com o crescimento da ação nos últimos anos, a campanha entrou para o Calendário Oficial do GDF em 2023, tendo reconhecida a sua importância para a população local. A iniciativa é coordenada pela chefia-executiva de Políticas Sociais, ligada ao gabinete da primeira-dama.