Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/20 às 9h35 - Atualizado em 11/11/20 às 9h35

DF Livre de Carcaças será retomada nesta quarta (11)

COMPARTILHAR

Operação vai retirar cerca de 15 veículos abandonados das ruas de Taguatinga

 

Na primeira fase da operação foram retiradas 372 carcaças das ruas do Distrito Federal. Um cuidado a mais do GDF em combater focos de dengue e de outras doenças | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A operação DF Livre de Carcaças será retomada a partir desta quarta-feira (11), com coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). A ação será realizada em Taguatinga, de onde serão retirados das ruas cerca de 15 veículos abandonados. O objetivo é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

A operação resulta da parceria entre as secretarias executivas das Cidades e de Políticas Públicas, DF Legal, Departamento de Trânsito (Detran-DF), Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), divisão da Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, a ação evidencia a preocupação do GDF com o combate à proliferação do mosquito da dengue e, também, da capacidade de interação entre os órgãos. “Esta medida está sendo muito eficaz. Na primeira fase foram retiradas 372 carcaças e vamos continuar a ação, com esforço concentrados dos órgãos envolvidos”, afirmou.

Taguatinga

Neste ano, 15 carcaças foram retiradas de Taguatinga. A identificação dos veículos abandonados é feita com o apoio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), informados durante as reuniões que ocorrem mensalmente, e das administrações regionais.

“Por isso é tão importante a participação da população nesses encontros, que estão ocorrendo de forma virtual e retomados gradualmente em alguns locais”, explica o coordenador dos Consegs na SSP, Marcelo Batista.

Os representantes dos órgãos envolvidos irão se encontrar em frente à Administração Regional de Taguatinga, localizada na Praça do Relógio, a partir das 9h, para início da operação.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública