Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/20 às 18h21 - Atualizado em 25/06/20 às 18h21

DER implanta sistema de canalização em área rural de Planaltina

COMPARTILHAR

A medida substituirá a ponte que havia sobre o Córrego Barbatimão e proporcionará mais segurança aos moradores

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) está trabalhando em mais uma ponte de uma região rural do DF. O novo trabalho consiste na implantação do sistema de canalização do Córrego Barbatimão, localizado na DF–320, em Planaltina.

Este trecho da rodovia é ligado à DF-310 pela VC- 173, na comunidade Rio Preto. A obra vai substituir a ponte de 7m de comprimento por 4,5m de largura que existia sobre o riacho.

Com 10% da obra já executada, foi iniciada a fase de fundação do terreno que receberá 12 galerias de concreto armado de 2m de largura por 2m de comprimento por onde a água do córrego vai escoar.

Nesta etapa também serão abertas as valas onde serão inseridas as galerias. Após o término da obra a vala será aterrada para a reposição da superfície do terreno por onde os veículos vão trafegar.

Início da obra

O serviço realizado por obra direta do DER a pedido da comunidade teve como ponto de partida a criação de um desvio para as águas do regato, seguida da interrupção do tráfego no trecho. Na sequência, a estrutura de metal e o assoalho de madeira da passagem foram desmontados pelos oito operários que executam a obra.

“Nós realizamos um estudo técnico e concluímos que, ao invés de simplesmente substituirmos a ponte que existia por outra, será melhor para o tráfego e segurança da população implantarmos esse sistema de canalização, em que as galerias de concreto armado são colocadas por baixo da terra”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Kênio Avelar.

A previsão é que a obra seja executada em 60 dias e vai beneficiar aproximadamente mil moradores da área rural, onde estão localizadas 20 fazendas da Cooperativa Agrícola Rio Preto Ltda. (Coarp), que fica às margens da DF- 320.

O produtor João Batista Soares agradeceu o órgão pelas melhorias que tem realizado na área rural da cidade. “Temos acompanhado as várias obras que o DER tem feito para o benefício de todos nós que moramos nesta região agrícola. As melhorias ajudam muito na distribuição dos produtos que produzimos aqui e que vão para vários lugares do Distrito Federal”, ressaltou.

Melhorias nas pontes da região

Esta é a terceira passagem do setor rural de Planaltina que passa por obras realizadas pelo departamento este ano. Em 19 de maio, o DER inaugurou uma passagem de 17m de comprimento por 5,5m de largura na região do Ribeirão Extrema, na VC-173, que liga a DF-320 à DF-310. A obra foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF).

A restauração da ponte precisou ser executada depois que um caminhão quebrou o piso de madeira. A estrutura foi reforçada e passou a ser totalmente metálica para garantir a segurança viária dos cerca de mil moradores do setor e para assegurar a passagem de caminhões carregados de feijão, milho e soja dos produtores da região.

 

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON