Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/12/20 às 15h46 - Atualizado em 28/12/20 às 15h47

Chega de poças no trecho do Anel Viário da Estrutural

COMPARTILHAR

GDF prepara construção de uma rede de drenagem pluvial na via de acesso à URE, da SLU

 

As propostas das empresas para tocar a obra de drenagem serão entregues nesta terça-feira (29) | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

 

É chover sobre a Cidade Estrutural que um problema se forma no anel viário, no trecho de acesso à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O peso dos caminhões carregados de restos de materiais da construção civil força o asfalto, que cede e cria uma área de empoçamento das águas. Isso acontece pela falta de uma rede de drenagem na região – o que está prestes a ser resolvido pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Nesta terça-feira (29), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) recebe as propostas das empresas candidatas à realização da obra. Em uma área de 388 metros da via será construída uma rede de drenagem – uma intervenção inédita que será benéfica a todos os moradores da região. Nos mesmos 388 metros, o asfalto será reconstruído.

 

“Essa é uma obra que não comprometerá o meio ambiente e beneficiará, além da população da Estrutural, todos os motoristas que circulam na região”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

O empoçamento não existia, mas a invasão de terrenos na área acabou comprometendo a drenagem da chuva e os lençóis freáticos da região. Como em diversas partes do Distrito Federal, o solo por ali é hidrofórmico, ou seja, com excesso de umidade mais próxima da superfície.

 

“O objetivo desta obra é captar as águas das chuvas e lançá-las mais à frente, sem comprometer o meio ambiente e a população que mora por ali”, explica o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos. A obra tem valor estimado em R$ 479.528,80.

 

HÉDIO FERREIRA JÚNIOR, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO