Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/07/24 às 10h44 - Atualizado em 9/07/24 às 10h44

Centro Pop Taguatinga é reformado para melhorar atendimento à população em situação de rua

Obras incluem pintura nova, jardinagem, renovação das salas e banheiros, além da modernização da parte elétrica e hidráulica

Por Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Visando qualificar ainda mais o atendimento ao público, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) de Taguatinga passou por reformas em suas instalações. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou a entrega simbólica do espaço nesta segunda-feira (8).

As mudanças implementadas incluem pintura nova, jardinagem, renovação das salas e banheiros, reforma do auditório, cobertura do galpão externo e substituição do mobiliário, além da modernização da parte elétrica e hidráulica.

 

O Centro Pop de Taguatinga não passava por uma reforma significativa desde a inauguração, em 2013 | Fotos: Renato Raphael/ Sedes

 

Localizado na QNF 24 de Taguatinga Norte, o Centro Pop conta com auditório, recepção, maleiro (guarda de pertences), lavanderia, área de convivência externa e 11 salas. O equipamento não passava por manutenções significativas na estrutura desde a inauguração, em maio de 2013.

“A região tem muitas pessoas em situação de rua e o Centro Pop é porta de entrada para a oferta de serviços públicos e para transformar a vida de pessoas em situação de rua”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

 

Ana Paula Marra: “O Centro Pop é porta de entrada para a oferta de serviços públicos e para transformar a vida de pessoas em situação de rua”

 

Jeová de Brito, 60 anos, é servidor da Sedes há 41 anos, sendo um ano dedicado ao Centro Pop Taguatinga. Para o profissional, a reforma do espaço é fundamental para melhorar o atendimento.“As pessoas vão ficar muito felizes ao ver tudo bem organizado e novo, com banheiros e áreas de uso novinhos”, declara. Para Jeová, a palavra que resume a unidade é “acolhimento”.

“Eles se sentem acolhidos aqui em vários aspectos. Podem confiar que, no Centro Pop, podem comer, guardar seus pertences e conviver com outras pessoas”, finaliza.

Como funciona

O Centro Pop não é um abrigo. Na verdade, a unidade funciona como ponto de apoio para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e provisão de documentação no período das 7h às 18h, todos os dias da semana.

As pessoas atendidas no local são jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Também funciona como um importante espaço para o convívio social e desenvolvimento de relações de afetividade e respeito.

O centro de referência conta com uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes sociais, que orientam os usuários sobre os direitos e acesso a benefícios socioassistenciais, além de realizar o

Além disso, é oferecido acompanhamento especializado com atendimentos individuais e coletivos, visando auxiliar pessoas em situação de rua a saírem gradualmente dessa condição.

Durante a semana, a unidade disponibiliza cerca de 350 kits de café da manhã, 150 almoços, 80 lanches à tarde e 75 marmitas no jantar. Em junho de 2024, o Centro Pop Taguatinga atendeu a 422 pessoas, de acordo com o Sistema de Assistência Social.

O Distrito Federal tem dois centros Pop: um localizado no Plano Piloto, na quadra 903 Sul, e outro em Taguatinga Norte.

O público que não está em situação de rua, mas que vivencia vulnerabilidade social, deve agendar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

 

*Com informações da Sedes