Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/21 às 14h40 - Atualizado em 4/11/21 às 14h40

Após mapeadas, 230 árvores são podadas em Santa Maria

COMPARTILHAR

Serviço é executado com ajuda das equipes do GDF Presente. No Gama, os serviços se concentram na manutenção de vias rurais

Para evitar acidentes envolvendo galhas de árvores em vias de grande circulação de Santa Maria, um mutirão de podas é realizado na cidade desde o dia 18 deste mês de outubro. Ao todo, serão realizadas intervenções em 230 espécies já catalogadas e espalhadas por toda cidade. Até o momento, mais de 100 delas já foram podadas e tiveram galhas sobressalentes cortadas.

Em Santa Maria, os serviços foram realizados ao longo de toda a parte sul da Avenida Alagados, próximo às quadras 205 e 207 Sul | Foto: GDF Presente

A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até o fim do mês. “Na verdade, é um trabalho de prevenção que fazemos, antes das chuvas, sobretudo, para evitar que acidentes aconteçam”, explica o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Germano Guedes. “O corte dessas galhas que sobram é importante porque melhora a visão dos pedestres e motoristas, libera a projeção de luz dos postes, facilita a mobilidade na cidade”, destaca.

Os serviços foram realizados ao longo de toda a parte sul da Avenida Alagados, próximo às quadras 205 e 207 Sul. São duas equipes com nove profissionais ao todo, mas a utilização de um caminhão sky – aquele munido de um cesto aéreo – permite o corte em árvores mais altas. Todo o material recolhido é triturado na hora por uma máquina própria e o resíduo transformado em adubo. Uma média de 12 toneladas de lixo verde é recolhida diariamente desde o início da ação.

“Todo esse material é encaminhado para a Novacap e usado como adubo nos canteiros de flores que eles têm, nada é desperdiçado”, conta a encarregada do serviço de poda da Novacap, Miriam Campelo de Miranda. “Muito bom esse serviço, deixa a cidade mais segura. Galhas grandes demais se enroscam nos fios de alta tensão e atrapalham, no período de chuva é ainda mais perigoso”, chama atenção o aposentado Edvaldo Abidias Pereira, 65 anos, zelador de uma igreja localizada na Avenida Alagados.

Para a administradora de Santa Maria, Marileide Romão, os serviços de podas, realizados em parceria com o GDF Presente, são fundamentais. “É um serviço bem solicitado pela comunidade, principalmente durante o período de chuva”, antecipa a gestora. “Além de deixarem a cidade mais bonita, as podas ajudam na visibilidade das vias públicas. Cidade linda é cidade limpa”, acrescenta.

 

A ação rotineira de manutenção das vias rurais do Gama facilita a vida de moradores e prestadores de serviço| Foto: GDF Presente

Gama

As equipes do Polo Sul II do GDF Presente se concentraram na manutenção das vias da área rural, no Gama. Rotineira, a ação é de grande relevância para quem circula pela região. “Muitas pessoas transitam por essas estradas rurais e mantê-las em bom estado facilita a vida não apenas dos moradores da região, mas também dos prestadores de serviço”, observa o coordenador do Polo Sul II, Germano Guedes.

Na Avenida do Setor Leste, atendendo a pedidos de comerciantes e moradores da região administrativa, uma calçada de 1,8 mil metros está sendo construída em frente a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Além de melhor mobilidade para os pedestres, o passeio vai embelezar o local. O valor do investimento é de R$ 300 mil, via emenda parlamentar. “A parceria com o GDF Presente é de grande valia porque agiliza as demandas, dando uma resposta mais rápida para a população”, assimila a administradora, Joseane Feitosa.